O misticismo por trás da Pirâmide do Museu do Louvre
Se quando você pensa no Museu do Louvre a única coisa que vem à sua mente é aquela bela pirâmide de vidro, aqui vai algumas curiosidades sobre ele.
.
O museu do Louvre, localizado no Palácio do Louvre, É o maior Museu de arte do mundo! Com mais de 72 mil metros quadrados, e um acervo de quase 40 mil objetos.
.
A pirâmide construída no final da década de 80, teve na escolha de seu formato uma homenagem aos construtores da antiguidade, e também deu continuidade a um antigo desejo de histórico Imperador Napoleão Bonaparte.
.
Ela representa a vida e a continuidade do homem de modo evolutivo, já que por meio da exposição de milhares de obras no Museu do Louvre, integra e transforma a história do passado no conhecimento do presente, trazendo aprendizado e sabedoria que resultam na evolução e progresso a cada novo dia.
.
Além disso, o arquiteto Ieoh Ming Pei, responsável pelo projeto da grande pirâmide do Louvre, era adepto à medicina chinesa, e queria também transmitir a idéia de que ao acessar o Museu do Louvre pela pirâmide de vidro, o visitante se conectaria com energias positivas e boas vibrações com a vida, a história, a cultura e a arte.
.
A pirâmide do Louvre nos remete às pirâmides de rochas do Egito, mas tem sua estrutura em aço e vidro. E só por aí já podemos ver a evolução do homem ao longo de sua história, que por descoberta acidental descobriu o vidro com a fusão da areia no calor do fogo, e por observação e inteligência aprimorou seu uso, para os mais variados fins.
.
Imagina o quanto mais se pode observar e aprender na imensidão da história contada pelas obras expostas no Museu do Louvre.
.
Fontes:
História: guiadoluovre.com/historia-do-louvre ; wikipedia.org/wiki/Museu_do_Louvre
imagem: acervo próprio dez, 2023