Musée d'Orsay

Embarque para o Museu d'Orsay

Musèe d'Orsay

O Museu d'Orsay localizado em Paris, às margens no Rio Sena e nos arredores do Louvre, é mundialmente conhecido por abrigar história e arte sobretudo do século XIX e XX, com destaque para obras impressionistas de Monet, Renoir e Van Gogh.

.

O museu abriga, além das pinturas em grandes telas, fotografias, esculturas e artes decorativas, oferendo não apenas conteúdo vasto para o enriquecimento cultural como também inspiração para ambientes interiores.

.

A região do museu no início do séc. XIX era ocupada per quartéis militares e pelo Palais d'Orsay - edificação construída inicialmente para abrigar o Ministério das Relações Exteriores da França, mas que após 28 anos em construção serviu como sede do Tribunal de Contas da França e do Conselho de Estado.

.

Incendiado durante A Comuna de Paris,  movimento revolucionário ocorrido em uma das transições do governo francês, o que restou do Palais d'Orsay ficou abandonado por quase 30 anos, até que a empresa ferroviária Compagnie du Chemin de Fer de Paris à Orleans elaborou planos para explorar as oportunidades oferecidas pela futura Exposição Universal de Paris, a ser inaugurada em 1900, e levar a linha de trem de longas distâncias para a região mais central de Paris.

.

Por ser uma localização historicamente preservada, com edifícios elegantes e culturais, a arquitetura da estação de trem foi elaborada no estilo neoclássico francês ensinado pela Escola de Belas artes, que mistura elementos rebuscados dos estilos renascentista e barroco, com elementos da era moderna como o ferro e o vidro, integrando de  forma harmoniosa a modernidade desta que foi a primeira estação eletrificada do mundo com a arquitetura histórica local, e conectando  mais uma vez o passado, o presente e o futuro em um só lugar.

.

À época, edificação também contava com o Hotêl Palais d'Osay, com 370 quartos, e funcionou até 1973.

.

Com a introdução de trens muito mais longos para viagens de longas distância, e a inviabilidade na coexistência da preservação arquitetônica com a modernidade tecnológica ferroviária do século XX, já que os trilhos não comportariam os novos trens,  as linhas ferroviárias de longa distância foram forçadas a retornar para a estação d'Auterlitz, em 1939. A estação d'Osay ainda funcionou para trens suburbanos por alguns anos, e posteriormente, no final da década de 70, tornou-se subterrânea, compondo hoje a linha C do sistema ferroviário parisiense.

.

Na década de 60, uma tendência à substituição de edificações antigas por prédios modernos quase extinguiu e Estação d'Orsay. Porém o temor de que um prédio de arquitetura modernista destoasse fortemente da arquitetura do entorno fez com que em 1973 a Estação d'Orsay fosse transformada em monumento histórico protegido.

.

Sem espaço para exposições e para abrigar as obras do século XIX, o curador de pinturas do Louvre, Michel Laclotte, propôs ao ministério da Cultura a criação de um novo museu para exposição dessas obras. Em 1978 o projeto arquitônico para a transformaçao da estação d'Orsay em museu foi apresentado, e em 1986 foi inaugurado o Musée d'Orsay.

 

Fontes :

https://www.musee-orsay.fr/fr 

https://en.wikipedia.org/wiki/Mus%C3%A9e_d%27Orsay

https://en.wikipedia.org/wiki/Gare_d%27Orsay

https://en.wikipedia.org/wiki/Mus%C3%A9e_d%27Orsay_station

Voltar para o blog